segunda-feira, 7 de março de 2016

Narrando Experiências

O caderno de registro do professor tem múltiplas formas e funções. Entre elas, uma função que considero importante e propulsora de resultados positivos é a de guardião das memórias da rotina de classe. Esse instrumento, muitas vezes sentido como vilão pelos professores, catalisa toda vivencia da rotina pedagógica. Percebo esse sentimento negativo por parte dos professores, uma vez que os mesmos, não foram adequadamente capacitados e motivados nessa função e nessa amizade para com seu caderno de registro. E muito mais do que registrar é a importância de estar presente e tornar ativo este caderno. Não se trata de um lugar vazio de sentido, e cheio de escrita, mas sim, de um lugar repleto de significados para a todo momento repensar a pratica e reestabelecer novos contatos com a dinâmica de classe. Vivemos um momento social de muita complexidade do ser humano, e parece que aumenta a cada dia. Somos engolidos por um onda de quantificar a prática e esquecemos da importância de qualificar, resinificar e reestabelecer uma relação mais humana e integral. Percebo que instituições que formam e capacitam professores valorizam aspectos que na realidade do dia a dia não contribuirão em nada. É preciso, com urgência, contextualizar esta pratica para dar reais subsídios aos professores diante da demanda atual de complexidade e necessidades individualizadas. Penso ser impossível, um conteúdo “pré programático” dar conta da realidade de cada experiência. Vejo professores competentes tendo que se submeter a classificações e planejamentos estereotipados, limitando sua atuação bem como o desenvolvimento de seus alunos. Na Educação Infantil essa dualidade é notória. Sinto carência de motivação, de entendimento do mundo infantil, de preparo para com as demandas transitórias e evolutivas dessa fase, entre muitas outras. Os professores acabam por se acostumar com uma rotina que “engessa” a ele, as crianças e a todos que atuam com esta demanda. Acredito ser necessário essa mudança e urgente. Não podemos mais aceitar que a educação, principalmente a infantil, se resuma em cuidados básicos. Um ambiente estimulador e responsável é capaz de transformar nossa sociedade. Para isso, considero de um forte valor, que a formação de educadores motive e ressignifique o caderno de registro com a observação e avaliação adequada e competente. Só assim, o planejamento sairá em conformidade e respeito com a individualidade da classe e dos alunos. Forte Abraço, Fernanda Reis