segunda-feira, 1 de agosto de 2016

O que eu realmente posso ensinar aos meus filhos?

O que eu realmente posso ensinar aos meus filhos? 

Dia dos pais chegando, tempo de fazer uma boa análise de como anda sua função paterna. Vivemos um momento de muita crise, não somente sócio-política, mas sim, e inclusive, moral. E disto, sinto muito em informá-los pais, mas deve muito a vocês. Não que as mães não desempenhem tamanha responsabilidade, mas a figura paterna é de extrema importância quando se trata de desenvolvimento moral. Tão pouco desejo responsabiliza-los caso haja o fracasso deste, mas, quando vocês resolvem arregaçar as mangas e definir de uma vez por todas seu lugar social, daí sim, a engrenagem funciona. Em meio a tantas disputas de poder, status, igualdade de gênero, enfim, parece estarmos perdendo os alicerces que seguram a sociedade enquanto civilização. O que nos diferencia dos animais é justamente o poder de se desenvolver com estímulos que nos favoreçam a conviver, a SER em harmonia com o outro. Caso contrário, viveríamos na natureza e agiríamos feito animais irracionais de puro instinto. E essa formação moral vem muito, muito mesmo, da figura paterna. E aqui posso ampliar o leque de figuras paternas... pai biológico, padrasto, tio, avô, professor... ou seja, alguém que na vida da criança e do jovem se faça presente de tal maneira que sirva de pilar para as demais construções da personalidade. Alguém que sirva como ombros de gigante para que o sujeito em formação e desenvolvimento possa ver além e internalizar a força de um herói que apóia e segura firme mostrando que tudo é possível. Ensinando valores e a seguir seus passos, mantendo a herança de um bom e velho amigo: a honra. 
Sendo assim, gostaria de deixar alguns lembretes, não conselhos, lembretes, caso queiram pensar a respeito: 
1 - A Vida é o bem mais raro e precioso do Universo, ensine seu filho a dar valor a isto;
2 - O mundo não é justo, NÓS somos justos. Justiça é o nosso presente para um mundo que nos deu todo o resto;
3 - O mundo não é dos talentosos, nem dos inteligentes, mas dos persistentes. Quem não tenta, não consegue - ensinamento básico para o sucesso!
4 - Os erros dos outros, nunca justificam os seus, nunca se baseie na falha deles para tomar suas decisões;
5 - Questione - ensinar os filhos a questionar, significa criar protagonistas e não apenas expectadores. e a resposta básica: "o que você acha?" os faz pensar e refletir a respeito;
6 - Infelizmente o sal, a gordura e o açúcar são os ingredientes mais lucrativos que existem - se veio de fabrica não costuma ser saudável, mas sim, para dar lucro. Procure diminuir este consumo no desenvolvimento de seus filhos, o corpo adulto deles agradecerá;
7- A tristeza só existe dentro de você, assim, como qualquer outro sentimento. Você quem escolhe qual alimenta mais. Ensinar as crianças e jovens a inteligência emocional é assinar o atestado de sucesso e prosperidade individual e de uma sociedade. Então, que tal tirar essa tristeza dai, afinal, você é o bem mais precioso do universo, lembra? 

Espero que possam refletir e assumir algumas posturas diante de tudo que estamos vivendo. E parabéns aos pais, que heroicamente, vivem sua existência de forma digna e amorosa. Vocês são muito importantes! 

Abraços, 
Fernanda Reis  
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário