segunda-feira, 17 de março de 2014

Tornar-se pessoa...

Foi então, que em alguma sessão deparei-me com um paciente relatando sobre sua necessidade em "tornar-se pessoa". Aquilo de alguma maneira, gerou grande inquietação em meu lugar profissional, quando tentei compreender o que esse sujeito, até então considerado sim como pessoa queria me falar. Talvez minha inquietação tenho ido além do meu lugar profissional, foi fundo, bem fundo... 
De fato, o que seria tornar-se pessoa? O que parece indicar é a necessidade do indivíduo tornar-se na consciência , aquilo que ele é na vivência, na experiência, no dia a dia. Lembro-me de uma palestra proferida por Jorge Trevisol, onde insiste na busca constante de estarmos presentes de corpo e alma em cada passo que damos, ou seja, estar atento, curioso, com olhar de criança em cada momento que vivemos, nos aproximando assim de uma experiência completa.  
Bastaria?? Acredito que sim, a pergunta certa seria: Como?
Como mantenho-me atento, sereno e ativo em minhas experiências? Lidamos com sentimentos a todo tempo, resultado de pensamentos tentando buscar entender o que está se passando nessa grande novela da vida. Embora saibamos da importância destes manterem-se positivos, há momentos onde o pólo oposto parece querer reinar. Diante disso, novamente, perco o domínio e por vezes nem parece eu quem age, ou reage... Me deparo com quem é essa pessoa que agora está atuando, muito diferente daquela que outrora atuou de maneira majestosa? Bastou uma fagulha para que todo um império às portas do castelo atacasse.
Sim, "somos suspeitos de um crime perfeito..., mas crimes perfeitos não deixam suspeitos"..  temos os mesmos defeitos, achamos que sabemos tudo a nosso respeito e vivemos num momento cultural que privilegia a busca do autoconhecimento. Mas veja bem, qual forma melhor de nos conhecermos se não no relacionamento com os outros. É quase que impossível trabalharmos com o autoconhecimento, precisamos disso, dessa afronta, desse contato, seja ele negativo, positivo, para que possamos nos deparar com essa PESSOA que habita dentro de nós e que está a todo momento sendo aprendiz da vida. A ideia de autoconhecimento mora na intenção de estar buscando entender o que, como, quando, onde, quem, entre outros "ques" que ficam a margem de nossas atuações. Aí, sim, sou eu comigo mesmo, na tentativa de ampliar minha visão de mundo, minha percepção do outro, consequentemente a percepção própria de que estou aqui para evoluir, não somente a PESSOA, mas a alma, o espírito, o ser humano. No entanto, há um consenso, ainda preciso de um terceiro que me auxilie nessa ponte. Que faça o papel investigador juntamente com nosso desejo em buscar. Obviamente que, ao final do processo, o único que irá se deparar com a verdade... sabemos quem é.... sim, nós mesmos. Parece tão solitário, mas se olharmos pra trás veremos quantas pessoas, momentos, experiências andaram conosco. Lindo, completo, e evolutivo na ascensão biopsicossocial (espiritual).
Portanto, olhe com carinho as tuas alegrias, (fácil né??), entenda com carinho suas tristezas (opa... mais difícil... ), respeite sua raiva, sua mágoa, seu medo... enfim, todo arsenal de matéria prima a seu dispor para sua busca em tornar-se Pessoa. Dessa maneira, ficará mais ameno vivenciar cada momento de corpo e alma, seja ele qual for... Dentro dessa PESSOA, habita um Ser complexo, forte e determinado em alcançar a meta fundamental de nossa experiência de vida,que é, na minha perspectiva, a de evoluir psicológica, espiritual, física e materialmente. (SIM, materialmente, mas veja bem, não está em primeiro lugar, isso é uma consequencia). 
Beijo no coração de todos e todas. 
Até a próxima. 
Fernanda Reis 
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário